segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Animação e Stopmotion: Do imaginário ao real

O presente trabalho é parte integrante das ações do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As aulas são por Marcelo Buzon e Patrícia Vieira, administrada na Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos, nas turmas de 1º ano e 2º ano, no período da tarde.
O objetivo do trabalho é o incentivo da criação do imaginativo de uma história que será transformada em uma animação parte stopmotion, um vídeo final contendo os dois. Haverá o desenvolvimento dos personagens e elementos do cenário a serem criados a partir da metodologia de geometrização da forma, no intuito de simplifica-la aos alunos para o melhor entendimento das formas dos objetos, pessoas, animais etc.
 Primeiramente, será mostrado aos alunos uma série de curtas de animações e stopmotions para a compreensão e exemplificação de como funciona o processo. Nessa parte, é incentivada a construção das imagens, de cada etapa que será desenvolvida durante o processo do vídeo. Iremos mostrar aos alunos a parte inicial: a criação de uma história, que será o pilar para a construção das próximas etapas: criação de personagens e cenário. Todas essas etapas deixamos os alunos escolherem de forma coletiva (a turma toda, incluímos professores- de forma menor) a história a ser usada, cada elemento, de forma que assim tivessem uma troca de gostos e ideias entre si. Escolhemos partir com o principio de que cada aula seria usada para a escolha de um personagem, e assim construí-lo coletivamente. Criamos também dinâmicas de grupo na criação dos elementos do cenário para com que interagissem entre si, onde seria usado uma folha de papel grande, onde todos os alunos divididos em grupo iriam desenhar e pintar, assim desconstruindo a individualidade na construção da história.


0 comentários :

Postar um comentário

BELAS ARTES/UFRRJ

BELAS ARTES/UFRRJ