O
presente trabalho é parte integrante das ações do PIBID –
Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Belas
Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As
aulas são por Marcelo Buzon e Patrícia Vieira, administrada na
Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos, nas
turmas de 1º ano e 2º ano, no período da tarde.
O
objetivo do trabalho é o incentivo da criação do imaginativo de
uma história que será transformada em uma animação parte
stopmotion, um vídeo final contendo os dois. Haverá o
desenvolvimento dos personagens e elementos do cenário a serem
criados a partir da metodologia de geometrização da forma, no
intuito de simplifica-la aos alunos para o melhor entendimento das
formas dos objetos, pessoas, animais etc.
Primeiramente,
será mostrado aos alunos uma série de curtas de animações e
stopmotions para a compreensão e exemplificação de como funciona o
processo. Nessa parte, é incentivada a construção das imagens, de
cada etapa que será desenvolvida durante o processo do vídeo.
Iremos mostrar aos alunos a parte inicial: a criação de uma
história, que será o pilar para a construção das próximas
etapas: criação de personagens e cenário. Todas essas etapas
deixamos os alunos escolherem de forma coletiva (a turma toda,
incluímos professores- de forma menor) a história a ser usada, cada
elemento, de forma que assim tivessem uma troca de gostos e ideias
entre si. Escolhemos partir com o principio de que cada aula seria
usada para a escolha de um personagem, e assim construí-lo
coletivamente. Criamos também dinâmicas de grupo na criação dos
elementos do cenário para com que interagissem entre si, onde seria
usado uma
folha de papel grande, onde todos os alunos divididos em grupo iriam
desenhar e pintar, assim desconstruindo a individualidade na
construção da história.
0 comentários :
Postar um comentário